Na segunda,24, professores do Projovem Urbano 2010 dos 31 municípios do Estado do Ceará, deram boas vindas aos novos alunos Programa. No total são, 9.400 jovens, que em 18 meses irão conclui o ensino fundamental como também, qualificação profissional, participação cidadã, noções de informática e uma bolsa auxilio de R$100,00. Cada núcleo festejou o inicio das aulas em diversos formatos com cartazes, cerimônias, vídeos, dentre outras maneiras de acolhimento.
“A aula inaugural em Itaitinga foi muito boa. Foram muitos alunos, eles adoraram”, comemora o monitor de informática, Bruno Tavares.
Por Monalisa Martins
Jornalista
terça-feira, 25 de maio de 2010
Alunos do Projovem Urbano visitaram Museu Senzala Negro Liberto, no município de Redenção
Localizado no município de Redenção, a 66 km de fortaleza , o Muzeu Senzala Negro Liberto foi visitado pelos os alunos do Projovem Urbano de Cascavel na quinta ,13 de maio, data oficial da abolição da escravatura em todo o País.
Os jovens puderam apreciar o engenho de cana-de-açucar com uma máquina de vapor em funcionamento, os canaviais e a casa grande como também, um resgate da memória histórica de um período de fundamental importância mundial. Na oportunidade os alunos seguiram até a escada de Santa Rita, localizada no município com 570 degraus aproximadamente.
Para as professoras Xenia, Cosma e Silvia a aula de campo foi ótima principalmente para fazer um resgate da história, e que por meio deste passeio os alunos puderam ver e constatar com os próprios olhos, a verdadeira história dos negros, que era tão distorcida antigamente.
“Aprendi muito nesta aula de campo, nunca tinha vivido uma experiência tão interessante assim, se já gostava do Projovem e do grupo de professores, agora e que não tenho que reclamar, pois agora eu pude perceber que o que eles querem de nós, é só que tenhamos dignidade e qualidade nos estudos, relatou a aluna do Liceu de Cascavel da turma 03, Maria José da Silva Lima.
Por Monalisa Martins
Jornalista
Museu do Ceará é palco para os alunos do Projovem Urbano
No sábado, 22, alunos do Projovem Urbano do núcleo de Maranguape visitaram o Museu do Ceará. Durante o percurso os professores passaram algumas orientações sobre a programação e relembraram alguns pontos trabalhados em sala de aula como: postura, educação e comportamento.
Ao chegarem ao destino, os jovens foram recepcionados pelos Monitores do local, que os conduziram para o auditório informando sobre o variado acervo, entre artefatos indígenas e arqueológicos, armas, bandeiras, móveis de época, quadros de personalidades que marcaram a história do Ceará, alguns objetos que se referem aos chamados “fatos históricos”, como grilhões da época da escravidão, as vestes do Padre Cícero, entre outros. Literários, como a famosa “Padaria Espiritual”, Cordéis, além do lendário “Bode Ioiô”.
“O Museu também trabalha como veículo de reflexão sobre a história local agregando aspectos culturais, econômicos e sociais, levando os visitantes a conhecer um pouco sobre o patrimônio histórico e origens étnicas estabelecendo um contato mais íntimo com o meio cultural e sua influência na vida do Cearense, conclui o professor de qualificação profissional, Mansueto Brilhante.
Por Monalisa Martins
Jornalista
Alunos do Projovem Urbano debatem drogas e juventude
Na quarta,19, alunos e professores do Projovem Urbano de Maracanaú do núcleo Gonzaga Mota, participaram de mesa redonda tendo como pauta Drogas e Juventude. A ação foi conduzida por representantes da Central Única das Favelas- CUFA. O encontro teve como objetivo ressaltar a ações e reações da droga no organismo.
Por Monalisa Martins
Jornalista
Por Monalisa Martins
Jornalista
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Projovem Urbano completa um ano
Na terça ,6, o Projovem Urbano completou o primeiro de atividade nos dez municípios beneficiados. Durante o ano o Programa vem abordando questões de cidadania, cultura, trabalho, comunicação, tecnologia e cidade. Cada tema enfoca o eixo estruturante com o olhar da disciplina ou campo de conhecimento correspondente, de modo a criar um ambiente pedagógico favorável à construção de noções fundamentais e ao desenvolvimento de habilidades básicas.
“escuto muito os professores falando das mudanças dos alunos depois que entraram no Projovem Urbano, e são relatos bastantes satisfatórios! Fico feliz em saber que a cada dia eles estão mais envolvidos em ações coletivas de interesse público”, ressaltou a técnica,Eliziane castro.
Por Monalisa Martins
Jornalista
quinta-feira, 4 de março de 2010
Participação em Maranguape
Na tarde de quarta ,24, alunos do Projovem Urbano de Maranguape dos núcleos Clovis Monteiro e Santa Rita, participaram da reinauguração da Unidade do SINE/IDT do município. Da solenidade, participaram o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi a titular da STDS, Fátima Catunda, o presidente do IDT, Francisco De Assis, além de lideranças de classe e políticas da Região de Maranguape dentre outras autoridades.
Por Monalisa Martins
Jornalista
Integração
Com objetivo de reconhecer o carnaval como uma manifestação cultural brasileira promovendo a integração entre os núcleos Clovis Monteiro e Santa Rita, educadores e alunos do Projovem Urbano de Maranguape realizaram no dia 12, com exposição de cartazes relatando a história do carnaval, mostra sobre as diversas formas de comemorar o carnaval no Brasil, concurso de escolha da melhor fantasia, desfile do Rei Momo e da Rainha e apresentação da Banda de Fanfarra do colégio Clóvis Monteiro.
Por Monalisa Martins
Jornalista
Por Monalisa Martins
Jornalista
Aula de campo em Cascavel
Na quarta ,10, os alunos do Núcleo Edson Queiroz- Liceu de Cascavel do Projovem Urbano, participaram do programa Brega Geral da TV da gente apresentado por Oliveira Silva. Durante a gravação os alunos ficaram livres para aproveitarem as atrações do programa.
A ação teve como objetivo de contribuir com a interdisciplinaridade dos temas integradores do eixo Juventude e Comunicação, pautados com as disciplinas de Qualificação Profissional dos Arcos de: Turismo e Hospitalidade (meios de comunicação, trabalho em grupo e atrativos para turismo), e Construção e Reparos (pontos estratégicos para iluminação, as posições das caixas de som, o posicionamento da câmera, a forma de transmissão ao vivo e os meios de comunicação).
Segundo a professora de Turismo e Hospitalidade, Kátia Cardoso, avaliou que por meio de uma aula de campo acabou despertando o interesse dos mesmos em trabalhar na mídia, fazer concursos e principalmente terminar seus estudos, isso tudo porque eles viram que neste pequeno programa de auditório, só trabalham pessoas do município de Cascavel, que estão concluídos cursos técnicos, faculdades ou apenas tem conhecimento na área.
Por Monalisa Martins
Jornalista
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Visita ao Dragão do Mar estimula alunos do ProJovem a conhecer patrimônio cultural
Na sexta, 15, ocorreu uma visita técnica do Arco Ocupacional dos alunos do ProJovem Urbano, do município de Maranguape, do Núcleo Santa Rita, ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
A visita tem como objetivo agregar novos conhecimentos no campo do saber turístico, oportunizar aos alunos, por meio desta experiência, no exercício das práticas de investigação de campo e da coleta de dados, assim como assegurar a capacidade de exercer nos jovens uma ação educativa e preservacionista do patrimônio cultural visitado.
"Este momento é para estimular nos alunos uma afeição a lugares, prédios, ruas e outros ambientes, que fazem parte da localidade em que vivemos e são incorporados e apreciados em nosso cotidiano, pois disso também depende o turismo", ressalta a professora de qualificação profissional, Aline Pitombeira.
Por Monalisa Martins
Jornalista
A visita tem como objetivo agregar novos conhecimentos no campo do saber turístico, oportunizar aos alunos, por meio desta experiência, no exercício das práticas de investigação de campo e da coleta de dados, assim como assegurar a capacidade de exercer nos jovens uma ação educativa e preservacionista do patrimônio cultural visitado.
"Este momento é para estimular nos alunos uma afeição a lugares, prédios, ruas e outros ambientes, que fazem parte da localidade em que vivemos e são incorporados e apreciados em nosso cotidiano, pois disso também depende o turismo", ressalta a professora de qualificação profissional, Aline Pitombeira.
Por Monalisa Martins
Jornalista
Alunos do ProJovem Urbano de Crateús discutem meio ambiente
Os núcleos do ProJovem Urbano de Crateús, das escolas Lourenço Filho e Lions, reuniram-se no dia, 13, no auditório da Escola Estadual Regina Pácis, para debater o tema da Atividade Integradora,"Como o meu trabalho pode prejudicar ou proteger o meio ambiente?".
A ação teve como objetivo refletir sobre as questões ambientais ligadas ao cotidiano no trabalho; conhecer melhor como a humanidade, ao longo do tempo, vem se relacionando com o meio ambiente; e quais as formas de apropriação da natureza que vem desencadeando sérios riscos ao nosso planeta. Na oportunidade, foram convidados os representantes ligados às questões ambientais do município, educadores e estudantes, para debater numa mesa redonda sobre esta temática tão necessária nos espaços educacionais.
O momento contou com a presença do promotor de Justiça, José Arteiro Goiano, do representante da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Vanderlei Marques, do presidente da ONG, Rebuliço Eco Arte Otaviano, do presidente do CONDEMA, Manuel, dos professores de qualificação profissional do ProJovem Urbano, Gerardo Alves e André Ferreira, que também é biólogo e representante da Associação Serra das Almas.
"Tudo que fazemos tem uma consequência, é preciso que estejamos atentos o tempo todo, pensando nas consequências do que estamos causando ao ambiente, aos colegas de trabalho, aos nossos familiares, aos nossos vizinhos e a nós mesmos, em decorrência de nossas atividades", ressalta a professora de Ciências Humanas, Rociania Cavalcante.
Por Monalisa Martins
Jornalista
A ação teve como objetivo refletir sobre as questões ambientais ligadas ao cotidiano no trabalho; conhecer melhor como a humanidade, ao longo do tempo, vem se relacionando com o meio ambiente; e quais as formas de apropriação da natureza que vem desencadeando sérios riscos ao nosso planeta. Na oportunidade, foram convidados os representantes ligados às questões ambientais do município, educadores e estudantes, para debater numa mesa redonda sobre esta temática tão necessária nos espaços educacionais.
O momento contou com a presença do promotor de Justiça, José Arteiro Goiano, do representante da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Vanderlei Marques, do presidente da ONG, Rebuliço Eco Arte Otaviano, do presidente do CONDEMA, Manuel, dos professores de qualificação profissional do ProJovem Urbano, Gerardo Alves e André Ferreira, que também é biólogo e representante da Associação Serra das Almas.
"Tudo que fazemos tem uma consequência, é preciso que estejamos atentos o tempo todo, pensando nas consequências do que estamos causando ao ambiente, aos colegas de trabalho, aos nossos familiares, aos nossos vizinhos e a nós mesmos, em decorrência de nossas atividades", ressalta a professora de Ciências Humanas, Rociania Cavalcante.
Por Monalisa Martins
Jornalista
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Formação Continuada da Unidade Formativa IV
No período de 16 a 18, na Casa de Retiro N.Sra. de Fátima – CEU, 140 educadores do ProJovem Urbano passaram por Formação Continuada da Unidade Formativa IV . Na abertura do encontro, realizado na noite do dia,16, contou com uma programação recheada de várias apresentações especiais realizadas por um aluno participante do programa do município de Cascavel, como também pelos professores dos municípios de Tauá, Russas,Sobral e Maracanaú.
Na abertura, estiveram presentes o Direror de Estudos e Pesquisas, Júnior Macambira, a coordenadora da equipe de Formação da Urca, a professora , Maria Isa Pinheiro Gonçalves, a supervisora do ProJovem Urbano no Ceará pela Universidade Federal do Ceará, o coordenador executivo do ProJovem Urbano Ceará, Vandebergue Uchoa,da coordenadora pedagógica do ProJovem Urbano no Ceará, Ana Célia de Brito, como também de toda a equipe da coordenação executiva do programa.
Por Monalisa Martins
Jornalista
Participação
Alunos do ProJovem Urbano, da Região Metropolitana de Fortaleza, participaram na quarta ,16, do início das obras da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). O evento contou com a participação do governador Cid Gomes; do presidente da Vale, Roger Agnelli; do presidente da Dongkuk, Young Chul Kim; do diretor executivo de ferrosos da Vale, José Carlos Martins; do vice-presidente da Dongkuk, Younyoung Nam; do diretor de siderurgia da Vale, Aristides Corbellini, dentre outras autoridades.
O momento ocorreu na Companhia Siderúrgica do Pecém que está localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Por Monalisa Martins
Jornalista
Assinar:
Postagens (Atom)