Na segunda,24, professores do Projovem Urbano 2010 dos 31 municípios do Estado do Ceará, deram boas vindas aos novos alunos Programa. No total são, 9.400 jovens, que em 18 meses irão conclui o ensino fundamental como também, qualificação profissional, participação cidadã, noções de informática e uma bolsa auxilio de R$100,00. Cada núcleo festejou o inicio das aulas em diversos formatos com cartazes, cerimônias, vídeos, dentre outras maneiras de acolhimento.
“A aula inaugural em Itaitinga foi muito boa. Foram muitos alunos, eles adoraram”, comemora o monitor de informática, Bruno Tavares.
Por Monalisa Martins
Jornalista
terça-feira, 25 de maio de 2010
Alunos do Projovem Urbano visitaram Museu Senzala Negro Liberto, no município de Redenção
Localizado no município de Redenção, a 66 km de fortaleza , o Muzeu Senzala Negro Liberto foi visitado pelos os alunos do Projovem Urbano de Cascavel na quinta ,13 de maio, data oficial da abolição da escravatura em todo o País.
Os jovens puderam apreciar o engenho de cana-de-açucar com uma máquina de vapor em funcionamento, os canaviais e a casa grande como também, um resgate da memória histórica de um período de fundamental importância mundial. Na oportunidade os alunos seguiram até a escada de Santa Rita, localizada no município com 570 degraus aproximadamente.
Para as professoras Xenia, Cosma e Silvia a aula de campo foi ótima principalmente para fazer um resgate da história, e que por meio deste passeio os alunos puderam ver e constatar com os próprios olhos, a verdadeira história dos negros, que era tão distorcida antigamente.
“Aprendi muito nesta aula de campo, nunca tinha vivido uma experiência tão interessante assim, se já gostava do Projovem e do grupo de professores, agora e que não tenho que reclamar, pois agora eu pude perceber que o que eles querem de nós, é só que tenhamos dignidade e qualidade nos estudos, relatou a aluna do Liceu de Cascavel da turma 03, Maria José da Silva Lima.
Por Monalisa Martins
Jornalista
Museu do Ceará é palco para os alunos do Projovem Urbano
No sábado, 22, alunos do Projovem Urbano do núcleo de Maranguape visitaram o Museu do Ceará. Durante o percurso os professores passaram algumas orientações sobre a programação e relembraram alguns pontos trabalhados em sala de aula como: postura, educação e comportamento.
Ao chegarem ao destino, os jovens foram recepcionados pelos Monitores do local, que os conduziram para o auditório informando sobre o variado acervo, entre artefatos indígenas e arqueológicos, armas, bandeiras, móveis de época, quadros de personalidades que marcaram a história do Ceará, alguns objetos que se referem aos chamados “fatos históricos”, como grilhões da época da escravidão, as vestes do Padre Cícero, entre outros. Literários, como a famosa “Padaria Espiritual”, Cordéis, além do lendário “Bode Ioiô”.
“O Museu também trabalha como veículo de reflexão sobre a história local agregando aspectos culturais, econômicos e sociais, levando os visitantes a conhecer um pouco sobre o patrimônio histórico e origens étnicas estabelecendo um contato mais íntimo com o meio cultural e sua influência na vida do Cearense, conclui o professor de qualificação profissional, Mansueto Brilhante.
Por Monalisa Martins
Jornalista
Alunos do Projovem Urbano debatem drogas e juventude
Na quarta,19, alunos e professores do Projovem Urbano de Maracanaú do núcleo Gonzaga Mota, participaram de mesa redonda tendo como pauta Drogas e Juventude. A ação foi conduzida por representantes da Central Única das Favelas- CUFA. O encontro teve como objetivo ressaltar a ações e reações da droga no organismo.
Por Monalisa Martins
Jornalista
Por Monalisa Martins
Jornalista
Assinar:
Postagens (Atom)